Ficar de cócoras: saiba porque você precisa praticar

Ficar de cócoras, quando realizado corretamente, é uma posição extremamente saudável, natural e útil para a mobilidade. É algo que os bebês praticam por minutos a fio, como uma posição de conforto e relaxamento, comprovando ser uma postura inata ao ser humano.

Quando criança, você certamente usou bastante essa postura. Mas, se tentar acocorar-se agora, na fase adulta, muito provavelmente vai perceber que já não é tão fácil assim. Isso acontece porque, devido ao nosso estilo de vida, acabamos perdendo essa capacidade, por não praticar. 

O fato de ser executado por bebês e crianças, sem precisar que ninguém os ensine, mostra que ficar de cócoras é natural para o ser humano. No entanto, é uma capacidade que, quando não praticada, vai-se perdendo ao longo do tempo, principalmente na sociedade ocidental, que tem por norma passar horas sentados, com as pernas posicionadas a 90 graus a maior parte do tempo. 

Já a cultura asiática tem por corriqueiro ficar nessa posição para a realização de atividades como comer, repousar e até mesmo evacuar. É comum, por exemplo, que os banheiros na China tenham vasos sanitários quase rentes ao chão, o que leva o indivíduo a agachar-se para realizar as necessidades fisiológicas. É por isso que ficar de cócoras também  é conhecido como asian squat (agachamento asiático), por ser algo costumeiro na rotina dos asiáticos.

Asiáticos de cócoras a rua

O que é ficar de cócoras? 

Basicamente, ficar de cócoras trata-se de uma posição de descanso ativo, em que o indivíduo fica agachado, com os quadris abaixo da altura dos joelhos, quase sentado sobre os calcanhares. Os pés tocam o chão, a coluna fica ereta e os joelhos devem projetar-se para a frente.

Criança de cócoras

A cócoras, portanto, flerte os membros inferiores (quadril, joelhos e tornozelos), exercitando as articulações desses membros e, consequentemente, melhorando a mobilidade dessa região. Por esse motivo, é um exercício útil para a recuperação da mobilidade.

Além disso, por incluir a flexão da coluna, o asian squat também favorece a lombar, pois promove o relaxamento dos músculos dessa parte do corpo. Sem contar os outros benefícios que serão listados mais adiante. 

Os benefícios do Asian Squat

O acocorar-se é um movimento natural e, por isso, ancestral. Nossos ancestrais ficavam de cócoras com frequência, para descansar, comer e até para parir. Se forçar um pouco a memória, pode ser que você se lembre de algum de seus avós ou bisavós nessa postura.

A capacidade para realizar o asian squat está intrinsecamente ligada à mobilidade dos tornozelos, fator essencial para conseguir ficar agachado. É por isso que as crianças conseguem realizar com maior facilidade, pois a mobilidade dos tornozelos nessa época é maior.

Além de ser um movimento intrínseco ao ser humano, ficar de cócoras traz importantes benefícios para a saúde, tanto que a capacidade para fazê-lo é um indicador de longevidade. Conheça alguns desses benefícios:

Mobilidade e saúde das articulações

Ao ficar de cócoras, estamos usando ativamente três articulações: tornozelos, joelhos e quadris. É por isso que, de acordo com a fisioterapeuta Débora Campos, a postura de cócoras ajuda no fortalecimento e no aumento da mobilidade dessas articulações.

Segundo ela, a postura coloca os joelhos numa posição boa, já que a 90 graus os joelhos realizam mais esforço. Já para os tornozelos, o asian squat melhora a dorsiflexão, liberando possíveis bloqueios. Por último, a articulação do quadril também é beneficiada, pois a posição favorece o encaixe da articulação.

Assim, ficar de cócoras é uma ótima opção para exercitar a mobilidade dos membros inferiores: tornozelos, joelhos e quadris, até mesmo para recuperar a mobilidade que já foi perdida.

Fortalece a lombar e alivia as dores

A fisioterapeuta Cláudia Barbosa levou a cabo uma pesquisa acadêmica sobre o efeito da postura de cócoras na dor lombar. Uma das conclusões de seu estudo foi que ficar de cócoras é um exercício eficiente para a redução das dores na lombar e para a diminuição da tensão dos músculos dessa região, quando feito regularmente.

Segundo o ortopedista Ricardo Teixeira, a dor na lombar (também conhecida como lombalgia) é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Se você está nas estatísticas das pessoas que sofrem com essa condição, principalmente se passa muitas horas sentado, pode experimentar praticar esse alongamento a fim de aliviar as dores e diminuir a tensão dos músculos, já que é uma posição que leva à descompressão da coluna.

Solta o intestino

Outra condição que afeta muitas pessoas, principalmente as mulheres, é a prisão de ventre.

Se você é uma delas, saiba que ficar de cócoras também pode ajudar nesse aspecto. A posição pode melhorar muito a digestão, pois favorece as condições gastrointestinais. 

Quando ficamos nessa postura, as vísceras são liberadas mais facilmente, melhorando o fluxo gastrointestinal. Acocorar-se logo pela manhã pode ser uma ótima forma de soltar o seu intestino ao longo do dia.

Sem contar que uma das melhores posições para evacuar é a de cócoras, pois ao estimular os movimentos peristálticos, evita que se faça muita força. Além de reduzir o risco de hemorróidas, conforme afirma a reconhecida médica integralista Bianca Urbano.

É curioso que, como em nossa sociedade estamos acostumados a evacuar sentados, algumas pessoas aderiram ao uso de um banco baixo para apoiarem seus pés quando estão sentadas no vaso sanitário. Esse hábito nada mais é do que uma tentativa de ficar mais inclinado ao evacuar, simulando o agachamento asiático, facilitando assim o processo.

Não consegue ficar de cócoras? Veja essas dicas:

Como já foi dito, mesmo sendo uma postura natural ao ser humano, vamos perdendo o hábito de praticá-la, como consequência de comportamentos culturais e sociais. E assim, torna-se difícil e desconfortável equilibrar-se com essa postura. No entanto, profissionais da saúde destacam a importância de reaprender a ficar de cócoras, de modo a usufruir dos benefícios causados.

Então, se você já não consegue acocorar-se, veja algumas adaptações que podem lhe ajudar no aprimoramento desse exercício:

  • Ao agachar-se, abra bastante as pernas e segure um peso nas mãos para lhe ajudar a manter-se na posição sem cair.
  • Você também pode apoiar o bumbum em alguns livros, para ter um leve suporte ao ficar de cócoras; mas não se esqueça de apoiar o peso do corpo sobre os tornozelos.
  • Use calços sobre os calcanhares, como livros de aproximadamente 0,5 cm. Com o tempo, vá diminuindo aos poucos o apoio, até conseguir manter os calcanhares no chão.

Como ficar de cócoras

O recomendado é a realização de séries com algumas dessas adaptações aos poucos, para que seu corpo vá se acostumando com a posição. Com persistência e constância, ficar de cócoras voltará a ser algo natural para você.

Vale a pena aprender a ficar de cócoras!

Ficar de cócoras é uma posição natural e extremamente saudável ao ser humano, que ajuda a resolver problemas como falta de mobilidade, dor na lombar e prisão de ventre. É um dos exercícios que pode lhe ajudar a ter uma vida mais saudável, de modo prático e sem gastar muito tempo. Por isso, vale a pena esforçar-se para reaprender a praticá-lo.

O Programa de Alongamento com Saúde é uma ferramenta útil que lhe ajudará a ficar de cócoras, para que você usufrua de todos os benefícios dessa posição. Além disso, você terá acesso a uma série de outros exercícios que lhe ajudarão a trabalhar sua flexibilidade e aliviar as tensões do corpo.

Desenvolvidos por uma equipe de fisioterapeutas, os mais de trinta exercícios propostos pelo Programa de Alongamento com Saúde objetivam a aquisição de maior flexibilidade, o aumento da força muscular, a obtenção de maior amplitude nos movimentos, e, é claro, o alívio das tensões musculares e articulatórias.

Faça parte do grupo de mais de mil pessoas que já aderiram ao programa e hoje colhem os benefícios dos alongamentos, como a Maria Eduarda (37 anos):

O Programa de Alongamento com Saúde me ajudou a aprender exercícios que aliviam minhas intensas dores na região da lombar. Foi uma excelente escolha, que me proporcionou aprendizados que poderei praticar durante vários anos”.  

Garanta já sua entrada no Programa e aprenda a ficar de cócoras e dezenas de outros alongamentos que fortalecerão sua saúde e bem-estar. Clique aqui para saber mais.

Vamos trabalhar juntos?

Vamos trabalhar juntos para que sua empresa seja vista! Para obter mais informações sobre nossos serviços, entre em contato. 

Acompanhe-nos no instagram